quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA: SEIS...



Viagem no tempo: fundação do PT

No trecho do programa Globo Repórter de 2002, feito especialmente para Lula após a vitória na eleição daquele ano, Lelia Abramo nos conduz a uma viagem no tempo: Colégio Sion, em São Paulo, palco da Assembleia de Fundação do Partido dos Trabalhadores, em 1980, sob o clima das greves dos metalúrgicos que acuaram o governo militar de João Figueiredo.
Na entrevista, ela comenta como foi o primeiro contato com Lula e como o seu carisma ajudou o PT a se transformar rapidamente num partido popular. “Estávamos em um fusca quando ele me disse que tinha a intenção de fundar um partido”, contava Lelia sobre o seu relacionamento com o líder sindical.
Atriz e socialista, ela faleceu em 2004, aos 93 anos. Sua trajetória é marcada tanto pelo talento nos palcos como pela organização da classe artística - presidiu o Sindicato dos Artistas de São Paulo e obteve importantes vitórias, como a obrigatoriedade de registro para trabalhar como ator profissional. Lelia Abramo foi uma das signatárias da ata de fundação do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário