segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA: SETE...


O fio da meada
Faltam alguns dias para Luís Inácio Lula da Silva completar o ciclo iniciado no final dos anos 70, em plena ditadura militar, quando comandou as maiores greves já ocorridas no Brasil, sob um regime que ainda fazia uso da força e da doutrina de segurança nacional.
No dia 31 de dezembro de 2010, Lula deixa a Presidência da República após 8 anos de governo - dois mandatos - e um recorde de aprovação popular, acima dos 90%, que contribuiu para eleger sua sucessora no Planalto, Dilma Roussef. Sem dúvida, é o maior líder político brasileiro pós-ditadura.
Aqui, em "Contagem Regressiva", relembramos grandes momentos de Lula, de sua trajetória política. O fio desta meada histórica são as greves dos metalúrgicos do ABC.
Veja acima cenas do documentário "ABC da greve", de 1979, dirigido por Leon Hirszman, recuperado pela Cinemateca Brasileira. No filme, Lula, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de S. Bernardo, lidera a greve de 1979, que colocou em xeque o governo militar de João Figueiredo.
Num primeiro momento, o sindicato sofre intervenção. Lula e os demais dirigentes são cassados. Mas logo o governo recua, devolvendo a eles o comando do sindicato. Na mesa de negociação, esboça-se um acordo e os metalúrgicos propõem uma trégua.
Devido ao descumprimento do acordo por parte dos empresários, Lula ameaça retomar a greve. Nova rodada de negociações e fecha-se a negociação definitiva. Os metalúrgicos não obtém o aumento desejado, mas a vitória é no campo político. O movimento aglutinou várias forças progressistas, dispersas pela repressão dos anos anteriores. Surgiram novas lideranças. Tais mudanças no quadro político ajudaram a criar um partido novo, dos trabalhadores, de esquerda. O Brasil estava começando a mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário