sábado, 7 de dezembro de 2013

De volta a 1977

(publicado no facebook no dia 13 de outubro de 2013)

Pura sacanagem o que a internet faz comigo a essa hora da madrugada. Em pleno dia 13 de outubro, na data que entrou para a história do futebol como o dia da quebra do jejum. Ou quando o Corinthians saiu da fila de quase 23 anos, período em que ficou sem conquistar campeonatos paulistas.
Graças à rede mundial, tenho acesso fácil aos depoimentos de torcedores, às narrações de rádio da época, às imagens e fico tentando segurar as lágrimas para não manchar o sofá novinho em folha, comprado com tanto sacrifício. Saiba, leitor ou leitora, que lágrimas de corinthiano não secam, alguém vai reclamar do tecido molhado!
Movido pela emoção, me devolvo ao dia 13 de outubro de 1977, uma quinta-feira, ao exato momento em que acabo de sair do hospital onde minha mãe tinha sido internada dias antes, em decorrência da esclerose múltipla, doença pouco conhecida até então.
Volto para casa ao lado do meu pai. Falamos pouco no caminho. Em meio à desesperança que a doença provoca, escoramos nossas almas na esperança do tão sonhado título.
Jantamos o arroz-feijão e qualquer coisa que sobrara do almoço. Na mesa, dois lugares vazios. Minha mãe, já disse, no hospital. O irmão mais velho, músico da noite, cumpre sua jornada no “Avenida Danças”, casa noturna do centro.
Os dois corinthianos da família se acomodam no sofá da sala. Enquanto o jogo não começa, faço as minhas contas: bem, tenho apenas 16 anos. Se perdermos, meu prejuízo será menor. A minha idade sem ver o título paulista. Mas meu pai...comemorou o último título aos 27 anos. Já está com 50. Um intervalo doloroso na melhor fase da vida!
O jogo começa. O jogo avança. Está quase para terminar. E no bate-e-rebate da bola que cai no pé de Basílio e do pé do Basílio vai parar na rede e meu pai corre para me abraçar. Abraço forte e demorado. Leva mais tempo que uma volta olímpica no gramado. Quase a duração do jejum de títulos. Pela primeira vez o vejo chorar. Chorar copiosamente, assim, em público: eu, muito perto, e mais 150 mil pessoas, logo atrás, nas imagens da TV. Ao redor, mais alguns milhões de almas alvinegras.
O juiz apita o final do jogo. Descemos a escada do antigo sobrado do Belenzinho. Alcançamos a rua. Ficamos sentados no meio-fio por muito tempo, em meio à festa popular. Quase a duração das 23 voltas olímpicas que fizeram tanta falta no coração dos corinthianos.
Já na alta madrugada, chega a hora de dormir. “Comemorar também cansa, pai. Amanhã vai ser um dia duro. A mãe no hospital, a minha escola, o seu trabalho. Os afazeres domésticos...boa noite, campeão!” Ele retribui o cumprimento e se enrola nas cobertas, feliz por voltar a ostentar a faixa imaginária no peito, a mesma de 1954, que ainda lhe cai muito bem!
 No meu quarto, mal encosto a cabeça no travesseiro e me ponho a sonhar. A viajar no tempo, 35 anos à frente. Bem no período em que o Corinthians salta da América e chega ao topo do mundo, todo poderoso.
Vejo a metade da cidade comemorando nas ruas, observo o orgulho dos mais jovens por serem as testemunhas oculares do melhor que aconteceu em toda a história do clube.
Do mesmo jeito que eu me sinto agora, em 1977, após a conquista heroica! Ou como me sentirei, no futuro que o meu sonho aponta. Momentos de igual emoção. Com uma diferença: em 2012, no ano das grandes conquistas, não terei o “seu” Américo ao meu lado, a correr para um abraço no instante do gol.

Aliás, uma baita diferença...




Nenhum comentário:

Postar um comentário