segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

'Recuerdo" de 2009: Ronaldo, sem mudança de hábito


By Showpage

No dia em que Ronaldo se despede do futebol, vale recordar o vídeo que circulou pela internet em 2009, por ocasião da conquista do Campeonato Paulista daquele ano, o seu primeiro título com a camisa do Corinthians. O outro foi a Copa do Brasil, no mesmo ano.
De março a julho de 2009, Ronaldo mostrou muito de sua arte dentro do campo. Fez partidas inesquecíveis, como o duelo final contra o Santos, pelo Paulista, ou contra o Internacional, na decisão da Copa do Brasil. Estava bem mais magro do que hoje. O elenco do Timão neste período também o favorecia, pois contava com Douglas na armação, André Santos na ala esquerda, Christian, incansável na cobertura, e Mano Menezes como técnico.
Durante 5 meses, o Corinthians praticou um futebol de alto nível, de encher os olhos da torcida e até dos seus adversários. Ronaldo chegou a ser cotado para retornar à seleção brasileira.
Mas o segundo semestre de 2009 foi decepcionante. A espinha dorsal do time se desfez. O clube apenas administrou sua participação no Campeonato Brasileiro. Ronaldo não foi convocado para a seleção e esteve ausente em várias partidas.
Em 2010, quando todos esperavam dele uma grande atuação na Libertadores, vimos um atleta fora de forma, vivendo de lampejos nas poucas partidas que disputou. Perdida a Libertadores, o Fenômeno mal esteve em campo ao longo do ano. O Timão já não era nem sombra do time do primeiro semestre de 2009. E passou a depender demais dele, dentro ou fora do campo.
Coincidentemente, o futebol de Ronaldo começou a declinar na medida em que crescia a certeza de que não iria disputar mais uma Copa do Mundo.  A sensação era a de que mais nada o apetecia. Talvez o seu projeto de encerrar a carreira em grande estilo tenha parado na teimosia de Dunga.
A carreira de Ronaldo chega ao fim após a melancólica derrota para o Tolima, na Pré-Libertadores, sem dar tempo ao marketing de preparar alguma grande festa, de vender mais algumas camisas com o seu nome. Parece ter sido uma decisão repentina. Bem humana. Melhor parar agora. Melhor parar assim.
Ronaldo afirma que tem dores intensas e engorda por causa do hipotireoidismo; o Corinthians também parece ter absorvido essas doenças. Virou um paquiderme ao tratar da renovação do elenco, ao preparar-se para a Pré-Libertadores de 2011. Cópia do seu craque, o clube preferiu "cair na balada" por ocasião do seu centenário, achando que as conquistas viriam como num passe de mágica.
Apesar de tudo, apesar do marketing excessivo usado para captar recursos para o jogador e para o clube, valeu a pena ter visto Ronaldo jogar pelo Timão. Jogou por pouco tempo, porém o suficiente para transformá-lo em ídolo eterno. Nós corintianos, ficamos felizes em saber que o Timão também faz parte da história desse grande jogador, o melhor da geração de craques pós anos 90.

Um comentário:

  1. É papis...Foi uma alegria triste. Mas ele ajudou muito o timão, nao podemos esquecer disso...Aliás, vc poderia ensinar a sua dieta pra ele..hahahah!!

    ResponderExcluir