sábado, 1 de janeiro de 2011

CONTAGEM REGRESSIVA: UM...

Valeu, companheiro

Pasme, leitor, meu primeiro voto foi para Fernando Henrique Cardoso, para senador. Bem lá atrás, em 1978. Sim, ele era o novo na época. Não se elegeu. Nas eleições seguintes, de 1982 em diante, passei a cravar PT. Até porque o PT nasceu em 1980. E passei a cravar "Lula", de alguma forma: ou como candidato a governador, ou a presidente. Só não votei nele para deputado, pois sua eleição era barbada. Faço as contas e lá se vão 29 anos! Faço outras contas e concluo que Lula esteve presente em minha vida política em quase 60% do tempo.
Não só da minha, é claro. São 60% do tempo de toda a minha geração, goste-se dele ou não. Apoiando-lhe ou combatendo-o. Sem dúvida, Lula é o político do meu tempo. É o grande nome, para ser amado (bem amado, se considerarmos as mais recentes pesquisas de aprovação ao seu governo) ou odiado.
Nessas horas, lembro que meus pais também tiveram a vida política marcada por nomes como Getúlio Vargas, Ademar de Barros, Jânio Quadros. Para o bem ou para o mal, fizeram época. Entraram para a história. Estão nos livros didáticos do 2º grau. E se meus pais estivessem vivos, certamente se recordariam de eleições passadas, dos seus ídolos.
O que eu quero dizer é que sou do tempo do Lula. Ele carimbou a minha vida política. Levei o seu nome a lugares que eu nunca imaginei que iria visitar um dia. Arranjei amizades por causa dele. Arrumei inimizades também, por defendê-lo. Antes de se eleger presidente, ele entrou em minha casa com uma facilidade tremenda, por meio de cartazes, discursos impressos, banners e outros materiais de campanha. Chegamos a tomar alguns guaranás juntos no auge da minha militância, em algum boteco próximo à antiga Eletropaulo, onde ele fez palestra, a convite do núcleo do PT, lá pelos idos de 1986.
Por tudo isso, saúdo o seu mandato. Saúdo o seu desempenho. Se a trajetória dos ídolos políticos dos meus pais não foi das melhores, de Lula só tenho do que me orgulhar. Afinal, ele se fez por um partido que ajudei a construir. Graças a ele e a sua equipe de governo, demos um grande salto em busca de uma sociedade melhor, igualitária.
Lá na frente, bem à frente, Lula será lembrado. E que seu nome fique de boca em boca, por várias gerações. O primeiro operário a governar o Brasil. O primeiro operário a passar a faixa presidencial a uma mulher. E o primeiro episódio da nossa história contado totalmente por nós, pelo povo brasileiro. Valeu mesmo, Lula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário