terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Caraguatatuba, 1967: tragédia e reconstrução.



Em 1967, o município de Caraguatatuba, situado no litoral norte paulista, passou por uma catástrofe semelhante à da região serrana do Rio de Janeiro. Durante uma tempestade, a serra veio abaixo. A cidade ficou isolada. Os bairros próximos à encosta foram arrasados pelo rio de lama. Morreram cerca de 400 pessoas.
O video da TV Vanguarda (Rede Globo local) mostra depoimentos de moradores da época, imagens de arquivo e como Caraguatatuba se reergueu, sendo hoje o município que mais cresce na região.
Porém, a reportagem segue o padrão jornalístico da TV Globo: carência de informação. Faltou dizer que o município recebeu, há alguns anos, uma polpuda indenização pela catástrofe, paga pelo poder público. Boa parte do dinheiro foi aplicada no embelezamento da região central. Os herdeiros das vítimas também foram indenizados, cerca de 40 anos depois. E a cidade hoje está na rota do gás extraído do fundo do mar pela Petrobras, que está proporcionando um crescimento nunca visto por aquelas bandas.
Outros dados omitidos: até hoje não se sabe ao certo o que foi feito nas décadas seguintes para evitar tragédias como aquela, de 1967. Se é que houve algum trabalho de prevenção.
Mas vale dizer também que os moradores não esmoreceram. Muitos perderam os entes queridos, os seus bens, mas não perderam a esperança de reconstruir a vida. Jamais deixaram de lutar pelos seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário