sábado, 19 de abril de 2014

Fuga para as colinas

E essa crise, hein? Não vai passar? Acho que não. Ontem, por voltas das 23 horas, encarei uma hora de fila no caixa rápido do Carrefour. Evidentemente, tratava-se de mais uma leva de cidadãos precavidos, estocando alimentos, antevendo o desabastecimento amplo, geral e irrestrito que virá em breve.
Pois, como aponta o Jornal da Globo, a recessão vai ser braba. O governo continua perdido, batendo cabeça. Foi assim na véspera do natal de 2013. Filas e filas nos supermercados em plena madrugada. Só que agora, em vez do peru, o alvo era o bacalhau. Obviamente, a estratégia é se preparar para os longos apagões que virão. E alimento conservado no sal é sempre a melhor saída, pois muitos ficarão sem energia para ligar a geladeira. Isso se não tiverem que vender a geladeira para pagar as contas, hehehe.
Vi muitos carrinhos com ovos de chocolate do Fuleco, aquele bonequinho da Copa. Traziam, como brinde, uma mochila amarela. E logo matei a charada: esqueçam a Páscoa ou aquele torneiozinho de futebol, pois, como todos sabem, não vai ter Copa...e nem Páscoa. Vai ter é fuga para as colinas. A luta pela sobrevivência. Basta olhar os congestionamentos nas estradas brasileiras. Ou o movimento nos aeroportos. Nas rodoviárias. Ou a cara do William Waack, rs. Todos fugindo, temendo o pior. Vai faltar colina. Crise das brabas...
Um cunhado meu, que queria nos visitar, não conseguiu comprar passagem de Bagé a São Paulo. Nem de Porto Alegre a São Paulo. Ou via Pelotas. Tudo esgotado. Mas conseguiu carona de um cegonheiro em fuga, cujo veículo estava abarrotado de carros novos. Nem tive tempo de avisar o cunhado que estamos com um probleminha aqui, na terra das oportunidades, e que ele deveria trazer sua canequinha para o banho. Cheia, de preferência.

Bem, já está chegando a hora de dessalgar o bacalhau. Deixar de molho por 24 horas. Trocar a água com frequência...água? Mas, como fui esquecer que estamos com um probleminha por aqui? Ai, Jesus...espero de ti um milagre. Daqueles que você costuma fazer. Tipo transformar todo o vinho da adega do nosso governador em água. Não precisa ser Perrier. Schincariol serve! Sem gás, por favor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário